Cirurgião relata saúde bucal em pacientes com Covid

Akiyochi Marcos Umeda, cirurgião dentista, especialista em Saúde da Família, Saúde Coletiva, e Preceptoria. Onde atua no Hospital Municipal Julia Pinto Caldeira na coordenação bucal há quatro anos, sendo no SUS desde 2005. Ocasião em que falou a nossa reportagem sobre a saúde bucal em pacientes com Covid. 

Importância da rotina diária da higiene bucal e dos cuidados serem redobrados em pacientes com Covid, principalmente os casos mais graves. “A higiene oral é importante diariamente. Escovação, fio dental e os enxaguatórios bucais. Na Covid como em toda doença tem que ser melhorada, principalmente na Covid, onde os cuidados tem que ser redobrados. O paciente está passando estresse, além da infecção”, observou Akiyochi.

Geralmente como que fica a saúde bucal desses pacientes, e o funcionamento do tratamento, independente do caso. “No tratamento no período quando está com Covid é suspenso. Exceto se tiver uma urgência ou emergência, aí é realizado todo o procedimento, e os cirurgiões dentistas usam todos os EPIs, e barreiras. É muito seguro o tratamento. É feito normalmente. Os tratamentos seletivos são sempre postergados para depois da fase de isolamento assim que estiver saudável. E passou a fase de infecção e contaminação. Se tiver necessidade no período em que está com Covid, o tratamento é feito com todas as precauções e cuidados necessários. A biossegurança utilizada”. Leia mais na Folha da Cidade

Clima Bebedouro

FCTV Web