Comum entre a convivência humana em diversas situações da vida, o vício de reclamar foi analisado pela Psicóloga Joice Barelli, que falou dos fatores que favorecem o comportamento da reclamação, assim como deu dicas para combater este problema.
Ela falou que a reclamação não é necessariamente ruim quando é usada para o bem comum, reivindicando direitos para uma classe violada ou excluída. Em casos de violação de direitos ou danos morais, ao adquirir uma mercadoria corrompida, alterada, trocada, que não corresponde ao que foi solicitado.
A psicóloga observou que há inúmeros fatores que podem favorecer o comportamento de reclamar como a falta de espiritualidade, imaturidade, além de criança que cresce num ambiente em que os adultos reclamam o tempo todo, no qual vai interferir diretamente na sua maneira de enxergar as pessoas, o mundo, e dificultando assim a forma de lidar e resolver os problemas na vida adulta.
E para combater o vício de reclamar, Joice indicou gratidão, oração, voluntariado e caridade, sendo que a reclamação em demasia afeta a saúde mental e física. Leia mais na Folha da Cidade